Lua de Mel

Descubra as belezas de Mendoza para sua lua de mel



Mendoza é a quarta maior cidade da Argentina, está localizada na região de Cuyo, no centro do país, a cidade é reconhecida por seus famosos vinhos. as regiões enoturísticas oferecem diversas propostas relacionadas à cultura do vinho, desde degustações até a participação na colheita (de acordo com a época do ano). A produção de azeite de oliva também cresceu muito na região, por isso, é possível degustar deliciosos azeites de oliva harmonizados com produtos regionais, desfrutando dos grandes vinhos mendocinos, em uma experiência única.

As cervejas artesanais estão começando a ficar famosas, algumas delas feitas pelas mãos de Alejandro Vigil, reconhecido enólogo argentino, podem proporcionar momentos excepcionais. Todas as atividades relacionadas ao vinho e a gastronomia ganham um brilho especial oferecido pela natureza da região, a proximidade com a Cordilheira dos Andes proporciona uma visão realmente única. Neste ponto, encontra-se a montanha mais alta das Américas, o Cerro Aconcagua, que pode ser apreciado com caminhadas leves assim como em expedições até seu cume.

Mendoza

Mendoza

MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR
Todas as épocas do ano reservam as suas peculiaridades em Mendoza. As estações do ano são bem demarcadas. Na primavera – costuma-se ter dias com até 30ºC e noites com mínimas de 14ºC, além da possibilidade de chuva, (o que não é habitual). Nessa época, é possível ver o nascimento das folhas nos vinhedos. As árvores, parques e praças bem floridos e coloridos. No verão – que vai de dezembro a março, os dias ficam bem secos e as temperaturas podem variar entre os 25ºC até os 41°C. Em dezembro os vinhedos estão verdes e as uvas quase maduras. A cidade já começa a se preparar para a época da colheita, que acontece em março, poucos dias depois do carnaval, sendo essa uma das épocas mais movimentadas da cidade.

Mendoza

Mendoza

No outono – nessa época a cidade parece que saiu diretamente da tela de um filme de romance, porque todas as árvores apresentam tons amarelados e avermelhados, com as folhas caindo e temperaturas agradáveis. Nos caminhos do vinho, as árvores se moldam como túneis coloridos, uma paisagem simplesmente linda! No inverno – a neve chega a Mendoza para mudar a paisagem nos meses de julho e agosto. Em Mendoza está localizado um dos centros de Ski mais importantes da Argentina, Las Leñas (a 480km do Aeroporto Internacional El Plumerillo, aproximadamente 6 horas de carro). Próximo à cidade, também há um centro de atividades de neve chamado Los Puquios, que possui opções para esquiar, praticar snowboard, descida com trenó, ski-bunda e muito mais.

Mendoza

Mendoza

Mendoza

VIDA NOTURNA
A cidade de Mendoza oferece alguns atrativos noturnos bastante interessantes, desde reservar um jantar especial em uma vinícola, até aproveitar os melhores restaurantes, como os renomados: Azafran e 1884, do chef Francis Mallmann. Existe também uma rua muito famosa por seus restaurantes e barzinhos que agradam todos os gostos, é a Rua Aristides Villanueva. Mendoza também possui cassinos para aqueles que gostam de arriscar à sorte. Além claro, de alguns lugares que oferecem shows de tango. Caso queira dançar, as boates de Mendoza ficam localizadas em Chacras de Coria, um bairro de Mendoza a 25 minutos do centro.

VINÍCULAS

VALE DE UCO (As melhores vinícolas)
Diamandes*
Piedra In nita*
Gimenez Riili*
O ́Fournier*
Domaine Bousquet*
Corazon del Sol
Andeluna*
Monteviejo*
Salentein*
Super Uco
La Azul*
Masi*
Atamisque*
* Vinícola com restaurante

LUJÁN DE CUYO (As melhores vinícolas)
Renacer*
Susana Balbo*
Pulenta Estate
Matervini
Ruca Malén*
Séptima*
Decero*
Achaval Ferrer
Norton*
Chandon*
Luigi Bosca
Catena Zapata
Piatelli*
Lagarde*
Sottano*
* Vinícola com restaurante

MAIPÚ (As melhores vinícolas)
Tempus Alba*
El Enemigo*
Domaine St. Diego
Finca Agostino*
Familia Zuccardi*
Rutini (La Rural)
Bonfanti*
Sin Fin
AMP Cava
Trapiche*
Carinae
Trivento
* Vinícola com restaurante

Mendoza

Mendoza

Mendoza

Mendoza

GASTRONOMIA
Nada melhor do que conhecer uma cultura através de sua gastronomia. Os doces são especiais em Mendoza, como as faturas que nada tem a ver com contas e sim com deliciosos pãezinhos recheados com doce de leite ou geleia de marmelo. Outra delícia, são os alfajores de Mendoza banhados com chocolate, sendo os melhores o “Entre Dos” e o “La Cabanã”. Na dúvida, experimente os dois! Não deixe de experimentar a marmelada de alcayota, fruta típica da região e os vários doces artesanais, azeites de oliva e chocolates. E que tal saborear uma empanada ao forno, recheada com carne temperada e azeitona? É possível encontrar variações com queijos, tomate seco e frango. Irresistível! Outra comida típica é a “parrillada”, semelhante ao nosso churrasco, porém com os cortes argentinos.

Restaurantes
Restaurante 1884 Francis Mallmann
Azafrán
Francesco Ristorante
Maria Antonieta
El Ceibo
Josefina

Mendoza

Mendoza

CULTURA
A festa da Vindima é realizada no final de fevereiro ou início de março, para celebrar a colheita de uvas. Durante a festividade, ocorre o desfile das rainhas, chamado de Via Blanca de las Reinas (Via Branca das Rainhas) com grandes carros alegóricos, fantasias e muita música representando os costumes de cada cidade que compõe a região. Por volta do primeiro sábado de março, ocorre o Ato Central da Festa no Teatro Grego Frank Romero Day em meio às serras do Parque San Martin.

A cada ano se realiza um gigantesco e inovador espetáculo artístico de dança, luz e som com centenas de atores e dançarinos em um cenário enorme que reverenciam os vinhos mendocinos. O espetáculo reafirma anualmente a tradição da Vindimia e reverencia à Virgem da Carrodilla (Padroeira dos Vinhedos) e a todos os argentinos que contribuem e mantém vivos os costumes e a indústria vitivinícola Argentina. O ato sempre acaba com a eleição da Rainha Nacional da Vindima e os imponentes fogos de artifícios que dançam no ritmo da música por mais de 20 minutos.

PONTOS TURÍSTICOS

Cerro de la Gloria
Quer ter uma linda vista da cidade? Então, você precisa ir ao Cerro De La Gloria, localizado dentro do Parque General San Martín. Para chegar até lá é possível realizar uma trilha, ir de carro ou até em um ônibus panorâmico (com saída da Plaza Independencia).

Plaza Independencia
Localizada no coração da cidade, parece um jardim e é um ponto de encontro de todos os moradores para passear, ler e namorar. À noite, a praça possui uma feira de artesanato, e espetáculos culturais. A Plaza Independencia também abriga o Teatro Municipal Julio Quintanilla e o Museu Municipal de Arte Moderna.

Avenida Arístides Villanueva
Possui modernas lojas para compra de roupas, sapatos, presentes, acessórios e equipamentos de esportes de inverno. O comércio funciona até às 21h. As mesas de pubs, restaurantes e bares ocupam as calçadas largas da via, sendo um dos pontos mais procurados da cidade e um dos melhores locais para curtir a vida noturna de Mendoza.

Parque General San Martín
É de estilo inglês do século XIX, de muita beleza, dispõe de generosas dimensões, vasta vegetação, fontes, roseiras e uma grande variedade de árvores. Dentro do parque está o “Cerro de la Gloria”, um interessante mirante, de onde pode-se apreciar toda beleza da cidade.

Mercado Central
Que tal conhecer o Mercado Central de Mendoza? Inaugurado em 1883, ele é um importante centro de alimentação e de comercialização de diferentes produtos como carnes, peixes, frutas, legumes, pães, queijos, especiarias, cereais, doces, embutidos, bebidas e muito mais.

Calçadão Sarmiento
Com circulação apenas para pedestres, esse agitado calçadão está repleto de grandes árvores, charmosos gazebos, animados bares e deliciosos restaurantes com mesas ao ar livre. Alguns edifícios históricos complementam a encantadora paisagem local, como a Igreja San Nicolás y Santiago Apóstol, a Casa de Comércio e a Passagem San Martín. O calçadão Sarmiento liga a Plaza Independencia à Avenida San Martín.

ATIVIDADES

Passeio de balão
Aproveite um amanhecer ou um entardecer voando sobre vinhedos e oliveiras com a imponente Cordilheira dos Andes ao fundo. O voo de balão é perfeito para ocasiões especiais ou simplesmente para curtir algumas vistas aéreas espetaculares. Cada voo tem duração aproximada de 45 minutos. Mendoza Balloons tem capacidade de levar até dez pessoas ao mesmo tempo com seus dois balões. Vale a pena conferir!

Passeio de Helicóptero
Conheça Mendoza voando em um helicóptero particular através dos incríveis circuitos. É possível voar sobre a cidade de Mendoza, Godoy Cruz e Luján de Cuyo e outras mais afastadas ao pé da Cordilheira dos Andes como Potrerillos e Cacheuta. Contemplando desde o ar a maravilhosa paisagem dos vinhedos de Mendoza, voando pelo Vale do Uco e Agrelo em Luján de Cuyo, algumas das principais regiões vitivinícolas de Mendoza.

Mendoza

Tour cervejeiro
Conheça os segredos das melhores cervejarias de Mendoza, pois não é só Malbec que se bebe na capital do vinho. Ao longo do percurso nas áreas de elaboração, aproveite para experimentar deliciosas cervejas artesanais.

Passeio em Carros antigos
Explore as melhores vinícolas de Mendoza dirigindo um Citroën vintage 2CV, um carro bonito e clássico. O visitante recebe um curso rápido sobre o peculiar funcionamento do 2CV antes do passeio. Nesse circuito é possível desfrutar de belas paisagens, degustação de vinhos premium e uma experiência gastronômica fantástica.

Mendoza

Raquetes de neve
A Cordilheira dos Andes no inverno, se veste de branco, o que torna a paisagem como um quadro singular. Dentro do parque Aconcagua é possível realizar trekking com raquetes de neve para aproveitar ao máximo todas as características dessa montanha.

Mendoza

Aula de Culinária em Vinícola
Para quem deseja conhecer algumas dicas culinárias, aprender a preparar massas ou o típico churrasco argentino enquanto degusta um bom vinho? Esse passeio de dia completo possibilita a realização de tudo isso e muito mais. Conhecendo as salas de produção da vinícola e por último desfrutando do almoço elaborado junto ao chefe.

Mendoza

Rafting Rio Mendoza
O rafting é realizado por equipes profissionais que cuidam de todos os detalhes para que os novos aventureiros sintam a adrenalina e a diversão extrema durante todo o trajeto.

Mendoza

Bike entre vinícolas
As pedaladas serão num ritmo relaxado e divertido. O circuito abrange estradas tranquilas que surpreendem com a deslumbrante paisagem, ao lado de fazendas cheias de vinhedos, oliveiras e pomares.

Mendoza

Cavalgada
É o passeio ideal para quem está na busca de um roteiro original. As estradas de terra largas entre as faixas de vinhedos e o circuito a cavalo, completam o entorno perfeito para um dia totalmente descontraído e feliz.

Mendoza

Mendoza até Santiago
E depois de aproveitar Mendoza, que tal visitar Santiago? A charmosa capital do Chile possui muitas atrações. Vale a pena conhecer os arredores da capital chilena, como as cidades de Valparaíso, marcada pelas construções ancestrais e os morros com vista para o Oceano Pacífico. Santiago fica pertinho das badaladas estações de esqui de Portillo, Farellones, El Colorado e Valle Nevado. Assim como Mendoza, a capital do Chile está cercada de vinícolas abertas à visitação. As principais regiões produtoras de vinho dos arredores são os vales de Cachapoal, Maipo, Aconcagua, Colchagua, San Antonio, Leyda e Casablanca.

ONDE SE HOSPEDAR

O Turismo é sem dúvida uma das atividades econômicas mais importantes de Mendoza. O que traz uma série de benefícios para todos os que visitam a região. Hospedagens para todos os gostos estão disponíveis na cidade e nas regiões produtoras de vinho. Hospede-se no coração de Mendoza e tenha acesso a todos os benefícios que a cidade oferece e ainda encontre hospedagens de todas as categorias, desde hostels até hotéis de 5*. Mas para quem deseja ficar em um lugar mais exclusivo, em meio dos vinhedos, aos pés da Cordilheira, também existem hospedagens muito lindas no Vale do Uco ou em Chacras de Coria, neste caso são pousadas – pequenos hotéis boutique. A montanha também possui excelentes opções, como por exemplo, o Gran Hotel Potrerillos.

Hotéis 5 estrelas
Park Hyatt
Sheraton
Diplomatic
Intercontinental

Hotéis 4 estrelas
Huentala
NH Cordillera
Amerian
Aconcagua

Hospedagem em Luján de Cuyo & Maipú
Cavas Wine Lodge
Entre Cielos
Club Tapiz
Adalgisa
Villa Mansa
Lares de Chacras

Hospedagem em Vale de Uco
The Vines
Casa de Uco
Casa Petrini
Alpasion
Albergue Du Vin
Posada Salentein

Mendoza

Mendoza

Mendoza

Mendoza

Mendoza

Mendoza

Mendoza

DICAS

Onde comprar vinhos?
Fora os vinhos específicos que deseje comprar (provavelmente os encontrará em alguma das várias lojas especializadas de Mendoza), recomendamos comprar vinhos nas vinícolas que visitar. Primeiro, porque existe uma restrição no número de garrafas que se pode levar (máximo 12 litros por pessoa), sendo importante fazer uma boa seleção e segundo, porque nas vinícolas muitas vezes é mais barato. É importante destacar que nasce uma relação emocional com o vinho que você conheceu, seja no processo de elaboração ou o que tenha experimentado na vinícola.

Qual é a diferença entre um passeio regular e um passeio privado?
Um passeio regular é em grupo e aberto para todos os inscritos, em contra partida no passeio privativo o trabalho é feito com um grupo fechado. Recomenda-se os passeios privativos para famílias, casais ou idosos, ou seja, todos aqueles que quiserem controlar seu próprio ritmo. Nos serviços privativos, o guia trabalha a inteira disposição dos passageiros. Neste serviço, também é possível fazer diferentes paradas, modificar a rota: pode-se trabalhar por fora da estrutura clássica do serviço. No caso de passeios privados pelas regiões vitivinícolas, as vinícolas inclusas são as mais conceituadas da região, além disso, os passageiros podem montar o roteiro que eles quiserem de acordo com as suas preferências e interesses particulares.

Como chegar a Mendoza?
De São Paulo a Mendoza existem 5 voos semanais diretos. As companhias Latam (terças, sextas e domingos) e GOL (quintas e domingos) conectam ambas as cidades num promédio de 4 horas de viagem. Latam continua logo o caminho a Santiago de Chile (só 30 minutos de voo desde Mendoza), uma alternativa ideal para complementar as rotas do vinho dos dois países. É possível também parar alguns dias em Santiago e aproveitar as vinícolas mais próximas da cidade, para depois seguir viagem. Ou, ainda, fazer conexão em Buenos Aires, parando ou não por uns dias para ver um showzinho de tango e comer um churrasco no Puerto Madero (sempre escoltada por um magnífico Malbec).

Mendoza

Mendoza

COMO APROVEITAR MELHOR A VIAGEM

  1. Se a sua preferência é estar perto dos melhores bares e restaurantes, reserve o seu hotel ou pousada no centro, pois os melhores estão nessa região.
  1. Não deixe para fazer as reservas nas vinícolas na última hora, muitas não abrem aos finais de semana e para visitar as mais conhecidas é necessário no mínimo 15 dias de antecipação para realizar uma reserva.
  1. Tome um bom café da manhã antes do seu passeio. Serão degustados em média de 3 a 4 linhas de vinhos em cada vinícola.
  1. Aproveite para visitar as vinícolas que não exportam seus produtos. Geralmente são vinícolas de famílias tradicionais e verdadeiro tesouro nacional.
  1. Reserve um dia do seu passeio para conhecer a Cordilheira dos Andes, é um pecado conhecer Mendoza e não passear pelos Andes.
  1. Leve na bagagem um bom protetor solar e abrigo, pois mesmo no inverno o sol de Mendoza é intenso e as noites são frias.
  1. Use roupas e sapatos confortáveis nos passeios pelas vinícolas. O tour é realizado em partes de terras com pedras e o chão internos são escorregadios. A temperatura dentro de uma vinícola é em média de 16 a 18oC.
  1. Traga dinheiro em espécie, já que vários lugares não aceitam cartões de crédito. Os serviços contratados pelas agências não incluem o custo de gorjetas nos restaurantes.
  1. Os bancos e comércios funcionam das 8h às 13h. Em Mendoza existe a tradicional “siesta” que é das 13h às 17h durante a qual o comércio da cidade se encontra fechado, retornando as atividades após às 17h (exceto bancos).

 

Boarding Gate
Mais informação: www.boardinggate.com.br

 



Write a comment