Escritório Studio AG
BMQ Casa Nova Notícias

Projeto de arquitetura assinado pelo Escritório Studio AG

As arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, do escritório Studio AG assinaram um projeto de arquitetura para um apartamento localizado no Alto de Pinheiros, São Paulo, de 280m².

Pensado para uma família com três filhos, duas meninas e um menino, com idades próximas, o projeto foi elaborado para tornar o espaço acolhedor e sofisticado.

Para  imóvel foi priorizada, para isso as salas foram integradas visualmente, mas ao mesmo tempo delimitadas pelo seu uso. Com isso, as salas de TV, estar, jantar e varanda gourmet, as quatro suítes, o escritório multiuso na área de circulação íntima, a cozinha e a área de serviço ganharam iluminação natural e uma decoração clean e minimalista.

As arquitetas do Escritório Studio AG buscaram inspirações para criar um ambiente descontraído e ao mesmo tempo elegante. Sendo democrático suficiente para agradar todas as idades, e assim um ponto de encontro dos amigos e familiares. Além de gerar uma atmosfera convidativa e aconchegante.

O conceito inicial foi a não obstrução dos caixilhos, mantendo sempre o visual como prioridade. Sendo assim, o projeto todo foi pensado mais horizontal, e a iluminação como ponto de partida. As arquitetadas criaram uma sequência de vigas, que trabalham como pequenas sancas, e que dão uma iluminação indireta e difusa para toda a área social do apartamento. Dessa forma, a medida que o forro foi trabalhado, o olhar para o exterior foi direcionado.

Do ponto de vista da planta, as principais mudanças foram as integrações das salas com as varandas, e alcançar um layout adequado numa cozinha toda recortada e cheia de ângulos. Ao mesmo tempo que as varandas foram unificadas, os proprietários pediram que o espaço do gourmet ficasse de certa forma apartado do restante dos ambientes, já que ainda tinha um desejo de espaço mais descontraído e com atmosfera de área externa. Então foi criado um banco – floreira como anteparo para a delimitação dos espaços.

Todos os ambientes foram muito bem pensados e individualizados. Todos os quartos com as características e desejos de cada filho, e para a suíte do casal algo mais mínimo, ainda assim aconchegante com o uso de madeira nogueira e papel de parede em linho.

O banheiro ganhou revestimento claro, evidenciando a luz e a vista. E o lavabo com bancada em cuba esculpida em mármore parece flutuar através do descolamento do fundo, de onde sai a bica.

Já a sala, como foi toda integrada, foi tirado partido de um painel de madeira para integrar todas as portas e deixar um aspecto uniforme ao ambiente. A demarcação do hall e porta de entrada através de uma subtração de elementos circulares no painel e estante da TV em madeira e metálica, dão um ar mais jovem e leve para o todo e por fim o ritmo de vigas, onde as sancas coroam o projeto.

Os móveis, também foram cuidadosamente pensados, as arquitetas recuperaram alguns itens do antigo apartamento dos proprietários, como o sofá e o aparador adjacente, e optaram por poltronas giratórias para maior flexibilidade dos espaços.

Para a escolha dos tecidos se deu através de bases neutras adicionando tramas e texturas, com pequenos pontos de cor, trazendo mais suavidade. O uso de elementos naturais como couros, pedras e madeiras propiciam um ambiente caloroso e acolhedor.

Studio AG

Projeto de Arquitetura

Projeto de Arquitetura

Projeto de Arquitetura

Escritório Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Studio AG

Projeto

Projeto

Projeto

Projeto

Fotógrafo: Fran Parente

 

Studio AG Arquitetura – Amanda Castro e Giovana Giosa

Instagram: @studioagarquitetura

Site: www.studioag.arq.br

Write a comment